Que é o Livro de Oração Comum?


Igreja Anglicana Reformada é uma igreja litúrgica e se expressa através do seu Livro de Oração Comum, contém a ordem de culto seu culto para adoração comunitária e individual. Mais de 70% de seu conteúdo é formado a partir das próprias Escrituras.
As orações da igreja sempre foram oferecidas a Deus por um livro desde os tempos primitivos. A Igreja Anglicana não fez outra coisa senão seguir a antiga prática.
O Livro de Oração Comum foi obra do Arcebispo Tomas Cranmer. O arcebispo Thomas Cranmer contou com a colaboração dos teólogos mais eruditos da Europa de seu tempo, como Martinho Lutero, Martinho Bucer, Felipe Melancthon, João Calvino, João Knox, João Hooper, Nicolas Ridley e Pedro Mártir Vermigli, para produzir o mais completo manual litúrgico que se conhece na história da Reforma.
“Creio não haver no mundo, tanto nos idiomas antigos como nos modernos, uma liturgia impregnada de uma piedade mais sólida, bíblica e racional do que a do Livro de Oração Comum. E mesmo considerando que foi esta obra compilada há mais de duzentos anos, sua linguagem não só é pura, como também forte e elegante em essência”. Rev. John Wesley
O Livro de Oração Comum passou por várias revisões durante no século 16 e 17 até o LOC de 1662, onde se converteu no padrão das Igreja Anglicanas até hoje.
O primeiro Concilio da Igreja Anglicana Reformada em 2009, tomou a decisão de aceptar o LOC, 1662, como o LOC oficial da igreja e, o mesmo tempo, aceito o Livro de Oração Inglês e a Liturgia Contemporânea de Sydney, como os ritos alternativos para o seu uso nas congregações da Igreja Anglicana Reformada.

Aqui, pode encontrar um dos livros de oração alternativos usados pela Igreja Anglicana Reformada: